A Caixa Econômica Federal divulgou o calendário do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O pagamento inicia no final deste mês e vai até o meio de novembro. As datas estão organizadas de acordo com o mês de nascimento dos cidadãos beneficiados.
Segundo estimativa do banco, cerca de 60 milhões de brasileiros receberão o valor de R$ 1.045. O cronograma foi divulgado no sábado (13), em entrevista coletiva virtual. O anúncio do pagamento como recurso emergencial pela crise do Covid-19 havia sido feito pelo governo em abril.
Pagamentos
Assim como o auxílio emergencial, os pagamentos do FGTS seguirão dois calendários, sendo um para o crédito em conta e outro para saque.
O crédito será depositado semanalmente nas contas da Caixa, às segundas-feiras, começando no dia 29 de junho e indo até 21 de setembro. Apenas no dia 7 de setembro não haverá pagamento, devido ao feriado, transferindo a ação para terça-feira, dia 8.
O valor será encaminhado para as contas que serão abertas para as pessoas e podem ser acessadas pelo app CaixaTem. Por meio desse aplicativo, o beneficiário poderá pagar contas em até 9 milhões de estabelecimentos, por meio de QR Code, e realizar compras pela internet. Saque e transferências não serão possíveis nesse primeiro momento.
A liberação do saque será aos sábados, a partir de 25 de julho. Apenas em outubro, a partir do dia 17, que será possível sacar de 15 em 15 dias. Nos dois casos, as datas avançam conforme o mês de nascimento do beneficiário. Os saques poderão ser feitos em postos de autoatendimento da Caixa e em lotéricas.
Segue abaixo o calendário para o saque:
Fonte: Caixa Econômica Federal
Comments